domingo, 14 de outubro de 2012

Dicas de cultivo - Dicas para rega da cannabis



A rega da Cannabis
1. Depois que a semente foi plantada e a terra bem regada, você não precisa de água novamente por alguns dias.

2. A quantidade de água, e quantas vezes você deve regar varia de acordo com o tamanho dos vasos, plantas, e a quantidade de luz.

3. Quando as plantas são pequenas elas transpiram menos, e não necessitam de rega tão freqüentes como quando elas são maiores e com mais folhas.

4. Quando a mudinha apenas apareceu acima do solo, deve regar com muito cuidado para que a força da água batendo na planta não a movimente no solo. Coloque água na terra e não diretamente na muda.

5. água fornece o hidrogênio necessário para o crescimento da planta e também transporta os nutrientes em toda a planta.

6. Plantas de cannabis preferem um ciclo de rega regular, mas não deve ser regada todos os dias.

7. Embora a teoria de que quanto mais água é dado para uma planta, mais rápido ela vai crescer seja incorreta, pouca rega vai desacelerar o crescimento das plantas.

8. Embora a planta Cannabis ame muito a água, a causa mais comum de morte em plantas em cultivos caseiros é de overwatering (excesso de água).

9. Um vaso grande que que seja saturado de água antes da germinação pode manter a umidade suficiente para as primeiras duas a três semanas de crescimento.

10. Células vegetais são mantidas rígida pela água, e quando não há umidade suficiente no solo, as folhas começam a murchar e cair.

11. A água ideal para suas plantas deve ter um pH levemente ácido (6.3 é o ideal) e relativamente livre de cloro e outras substâncias químicas nocivas (recomenda-se água filtrada ou mineral).

12. Nunca permita que o solo se torne muito seco, mas nunca permita que ele esteja sempre molhado também, pois isso certamente apodrecerá as raízes.

13. Suas plantas crescem melhor se você regá-las durante a manhã, em vez de à noite.

14. é sempre melhor usar água à temperatura ambiente do que a água quente ou fria, para evitar "choque térmico" do sistema radicular.

15. Cloro demais na água da torneira tende a deixar o solo um pouco ácido, e pode ter que ser equilibrada, acrescentando algum cálcio (calcáreo).

16. Se a água é rica em produtos químicos, a melhor solução é deixar a água descansar em um recipiente aberto por alguns dias antes do uso (evapora o cloro).

17. Embora a água destilada ou fervida não ser prejudicial às suas plantas, ela não contém certos minerais benéficos para um bom crescimento.

18. Plantas com fotoperíodo longo de luz diária (maior que 16 horas) vão transpirar mais e exigir regas mais freqüentes do que as plantas crescidas com um período mais curto de luz.

19. As plantas murchas que ficaram sem rega durante vários dias ainda podem ser salvas se forem regadas imediata e completamente.

20. Um bom sinal para molhar suas plantas é quando os cinco ou seis centímetros do solo no vaso secaram completamente. (Você pode enfiar no canto do vaso um palito daqueles de churrasco para verificar isso. Se o palito sair borrado de barro, a terra esta úmida o suficiente, senão é hora de regar de novo)

21. Se suas plantas começam a perder folhas mais do que o normal, pode ser porque você está colocando água demais.

22. é melhor usar um regador com um top por aspersão do que um com um fluxo sólido, para evitar perturbação do solo e raiz, enquanto rega.

23. Sempre coloque água no vaso por cima, ao invés de encher a bandeja por baixo e deixar a planta sugue a água.

24. Considerando que uma pequena planta que cresce em um grande vaso irá necessitar apenas de rega semanal, uma planta grande que cresce em um pequeno vaso pode exigir rega diária.

25. Tem sido sugerido que limitar a rega durante a floração, pode influenciar positivamente a potência da planta.

26. Durante a floração, você deve verificar quanto tempo após ter molhado suas plantas elas começam a murchar, e depois regularmente molhá-las um dia mais cedo.

27. Apesar da Cannabis ser uma planta muito resistente e adaptável que sobrevive muito bem em condições com pouca umidade, ela prefere um ciclo de rega regular.

28.Verifique sempre o pH do seu abastecimento regular de água para determinar o seu efeito a longo prazo sobre o solo e plantas em crescimento.

29. Ao molhar manualmente cada vaso, algumas plantas crescem mais rapidamente do que outras. Por isso, é geralmente preferível o uso de sistemas de gotejamento automático.

30.água da chuva muitas vezes contém nitrogênio e outros elementos, o que a torna uma excelente fonte de água para plantas de cannabis no interior (água mineral também é excelente).

31.Cannabis prefere um solo bem drenado, de modo que você não deve ficar muito preocupado se um pouco de água atravessa o pote e cai nabandeja abaixo.

32. Tenha paciência na hora da rega, não jogue água de uma vez pois se formam canais (mini rios) dentro da terra indo direto pra bandeja. Coloque aos poucos e pausadamente para que a terra absorva bem.

51 comentários:

  1. Ola
    Eu tenho duas plantas e axo que estou a fazer mal a rega ajudei.me sff obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, uma grande dica sobre a quantia de rega é a verificação da terra.
      Com um palito de churrasco (madeira) vc poderá verificar a umidade da terra enfiando ele no canto do vaso (para não danificar a raiz) em uma profundidade de 3 a 5cm, se o palito sair com terra grudada é sinal que a terra ainda está umida, sem não é hora de regar.

      Quantidade e qualidade da água são essenciais para e saúde de sua planta, a rega errada tanto pra mais quanto pra menos permiti pragas como Conchonilhas, Spider Minds, etc...

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Olea pessoal, gostaria de um esclarecimento.

    Tenho uma sativa em período de floração (vai entrar para a nona semana), já venho fertilizando antes mesmo da floração com o 10 10 10, depois da floração comecei com um composto chamado "Flores 100" da Nutri Flora (fabricante) e agora comprei torta de mamona mas ainda não a usei.
    Venho percebendo as pontas das folhas mais escuras com tonalidade de ferrugem parecendo que está secando.

    Pergunta:
    Será que fertilizei demais minha menina?
    O que posso fazer pela saúde dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o PH da planta, vc esta medindo ?? temperatura ambiente esta dentro dos níveis ? molhando excessivamente? existe ventilação adequada? sei q já se passaram alguns dias, mas seria bom vc nos contar como ela ficou e qual o problema enfrentado. abrçs

      Excluir
    2. já tive uma planta com esse problema e pesquisei sobre o que seria: pelo pouco que conheço se todas as pontinhas das folhas estiverem com o mesmo sintoma, sua terra está com excesso de nitretos devido a adubação, pois a planta não está conseguindo absorvê-los do solo devido ao pH ácido da terra.. regue aos poucos(por gotejamento) dia sim dia não com áqua de mina ou poço artesiano, para dar uma lavada na terra e se for o caso misture um pouquinho de calcário em pó, meia colherinha de café em um litro desta água e regue da mesma forma...

      Excluir
  3. Muito bom amigo, estou cultivando uma e tinha várias dúvidas enquanto a irrigação, parabéns pelo esclarecimento e por incentivar o plantio, temos que mostrar a população o quanto é natural e saudável o cultivo próprio da planta. Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Amigo estou com uma duvida a respeito das horas de sol.
    minha planta desde que brotou toma 12 horas de sol, mas na segunda semana começou a ficar flagrante de mais, ai resolvi por ela atrás de casa, só que atras de casa só bate sol a tarde ficando a manhã toda na sombra.
    isso pode matar minha planta?

    ResponderExcluir
  5. olá,estou com uma duvida. Plantei em um vaso pequeno três cemente, deve esta com uma semana, uma das três esta crescendo bonita e creio eu saudável..mas por ultimo esta crescendo uma outra, essa por sua vez tem um aspecto diferente, e uma cor meio escura meio amarronzado...agora ñ sei se tem algum problema, e ñ sei se posso manter as duas plantinha no mesmo vazo.
    gostaria q pudesse tirar as minhas dúvidas e me esclarecesse..obrigado.

    ResponderExcluir
  6. A planta cannabis sobrevive com no mínimo 5 hrs de sol diárias. Claro q qnt mais sol mais fotossíntese q é igual a mais qualidade e quantidade na colheita.

    ResponderExcluir
  7. ola!! gostaria de saber se no período vegetativo posso deixar a planta no sol e a noite na luz artificial? e no período de floração no sol e a note no escuro 12 horas?

    ResponderExcluir
  8. opa. germinei duas sementes do prensado, coloquei elas na terra ontem, uma esta indo bem a outra ainda nao deu resultado. o que eu posso fazer para ajuda-las a crescer e nao morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mano, o fluxo de ar tem que existir sempre, independente se tem ou não luz,12 horas de luz e 12 de escuridão total é mais recomendado na floração, na vegetação da planta vc pode deixar 16 horas ou mais de luz.. mas lembre de ficar sempre atento ao solo, se esta ou não precisando de regar, pq quanto mais tempo no sol/luz mais rapido o solo vai secar..

      Excluir
    2. cara, tava mesmo com essa duvida, minhas plantas tem 3 semanas, então devo deixar elas 16 horas na luz e 6 no escuro?!

      Excluir
  9. ola amigo,eu tenho uma cannabis sativa de 3 meses,mas meus cachorro arrancaram toda
    folha dela ,e ja faz uma semana que nao nasce um brotinho na planta ,oque eu faço
    para nascer folha na cannabis?

    ResponderExcluir
  10. Com essa lei que liberou remedio de cannabis agora posso cultivar em casa ?

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei de saber como regra a maconha

    ResponderExcluir
  12. Olá, minha menina está na floração e do nada ela ficou toda murcha, reguei ela pra ver se era falta de água mais continuou do mesmo jeito.. o que pode estar acontecendo? PH?

    ResponderExcluir
  13. o certo e deixa 12 horas de sol ou luz e 12 de escuro tomando vento do ventilador,o vento do ventilador e mesmo com luz e escuro?

    ResponderExcluir
  14. Toda quez que coloco a minha no sol ela murçha, ainda ta longe de florescer, ela fica num vaso médio, aí eu coloco dentro de casa de novo e ligo uma luminária próximo a ela, mas pq ela murcha no sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol estimula o processo de fotossíntese, que exige mais água... Talvez se você regá-la bem, isso não aconteça

      Excluir
  15. precisava de saber umas informações pessoal é o seguinte peguei nas minhas sementes e as coloquei a germinar numa caixa com algodão guardadas no escuro passados três dias voltei lá e abri a caixa reparei que a semente tinha arrebentado e estava com membro branco a sair... é o seguinte eu fiz a tranplantação para um vazo médio não sei se fiz bem o não mas quando a fui a regar pela 2º vez que estava no vaso ela apareceu a boiar e eu fiz o seguinte tirei a terra pus num copo de plástico com furos e meti a semente com o membro branco dentro de terra e o que era supostamente a semente antes deixei de fora esta correto? ajudem sff urgente

    ResponderExcluir
  16. Fala growlera
    Comecei meu grow, a uma semana , estou com 6 meninas lindas nascendo , conseguindo controlar temperatura , luminosidade, exaustão, mas a umidadade está baixa 38% - 40 % , Fiz tudo q pude pratos de água toalha molhada etc. Mas não aumenta,
    Terei algumas problema futuro ?
    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  17. Meu pe esta com uns 11 meses e agora que comecou a sair os buds. Mais eles não crecer muito. Ja coloquei adubo a base fosforo e potássio.esterco de gado. Mais ele não crecen os Buds. Isso e normal? Oq me recomendam? Ela e sativa.Ajuda ae galera

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal, estou fazendo o meu primeiro cultivo.. queria saber se na sacada do apartamento tem como sair safras boas ??

    ResponderExcluir
  19. Ola. Eu germinei em um tanque aqui em casa que estava no tempo sairam 5 meni as brotinhos bem no começo , minha duvida é em relação aos fertilizantes adubos e regas, em fim sou leigo no assunto mas estou me aprimorando kk nesse peimeiro estágio qual a melhor forma de manter e alimentar minhas plantinhas ????? Meu zap é 47 92772463 . ajuda aiiiiii vlw gnt.

    ResponderExcluir
  20. Ola. Eu germinei em um tanque aqui em casa que estava no tempo sairam 5 meni as brotinhos bem no começo , minha duvida é em relação aos fertilizantes adubos e regas, em fim sou leigo no assunto mas estou me aprimorando kk nesse peimeiro estágio qual a melhor forma de manter e alimentar minhas plantinhas ????? Meu zap é 47 92772463 . ajuda aiiiiii vlw gnt.

    ResponderExcluir
  21. Ola. Eu germinei em um tanque aqui em casa que estava no tempo sairam 5 meni as brotinhos bem no começo , minha duvida é em relação aos fertilizantes adubos e regas, em fim sou leigo no assunto mas estou me aprimorando kk nesse peimeiro estágio qual a melhor forma de manter e alimentar minhas plantinhas ????? Meu zap é 47 92772463 . ajuda aiiiiii vlw gnt.

    ResponderExcluir
  22. Ola. Eu germinei em um tanque aqui em casa que estava no tempo sairam 5 meni as brotinhos bem no começo , minha duvida é em relação aos fertilizantes adubos e regas, em fim sou leigo no assunto mas estou me aprimorando kk nesse peimeiro estágio qual a melhor forma de manter e alimentar minhas plantinhas ????? Meu zap é 47 92772463 . ajuda aiiiiii vlw gnt.

    ResponderExcluir
  23. Olá minha plantinha está com um mês de vida,estava criando ela na estufa e de dia colocava na claridade do dia.Porém agora decidi coloca-la no sol.Será que fiz certo até agora?Qual o melhor horário para rega-la?

    ResponderExcluir
  24. Então pessoal.umas das minhas plantas está a morrer lentamente não sei o que fazer.ela está no começo da flora.folhas amarelado e secando rapidamente de baixo para cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, cara, tudo bem?

      Então, folha amarelada pode ser falta de nitrogênio... Você utiliza algum fertilizante? Se não, talvez seja uma boa utilizar NPK com uma maior porcentagem de fosforo, ja que ela já esta na fase de floração

      Excluir
  25. Coloque minha planta ontem na terra e ja saiu umas folhinhas. De quanto em quanto tempo devo colocar pra receber sol ?

    ResponderExcluir
  26. Olá, qual é o Ph ideal para a rega e qual é o Ph idel para o solo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Meu pé Zinho tem 9 dias e ñ cresce tem qui joga água nele todos dia

    ResponderExcluir
  28. pessoal, ta muito basico o aprendizado ai com os mato, ja ta na hora de falarmos do adubos organicos... do coco de morcego, do coco de bode, de galinha...

    ta certo!!! quem planta acaba com o trafico e de quebra...o crime organizado, tem q focar nisso, o caminho da legalização e demosntrar para a sociedade(que nao tem informação) que maconha nao e veneno e sim medicamento, pq a imagem na televisao da maconha é um menor preso vendendo maconhaaaa.

    ja estamos em 2017, cannabis tem q ser 100% organica, UMA ALQUIMIA!!! combater pragas sem nenhum tipo de veneno

    Demorar um longo periodo de vegetativo... floração com fertilizantes quimicos? degustar veneno...

    TEM MUITA QUIMICA EM JOGO, e a organica é ZERO
    SÓ UMA IDÉIA

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde vcs tem algum grupo sobre a planta, queria tirar umas dúvidas e ou enviar fotos para melhor conhecimento, obg

    ResponderExcluir
  30. Gostei do que o mano falou ali acima, ta com papo de iniciante demais essa galera ae,sem fertilizantes químicos rapaziada!!chá de casca de banana,cinzas de vegetação são os melhores adubos natural geral precisando de mais informação! Mesmo pra quem ja ta tentando cultivar seu fumo falta conteúdo.. era bom criar um grupo no whatts sem esparrar.. so pra gente se ajudar mesmo!! To ai no meu segundo cultivo, dessa vez vaiii!! To com duas meninas lindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae man, eu queria uma ajuda nessa pois sou muito leigo no cultivo ainda, eu peguei algumas sementes que tinha de um prensado(que era mais galho e semente do que fumo) e joguei num vazo com terra vegetal e humus de minhoca da marca portal(daqueles q tem em loja de jardinagem mesmo) e elas germinaram man, e cresceram e estão com 13 cm de altura num vazo de 9cm de altura, ai assim. só tem folha na parte de cima, o caule dela ta muito grande e ta querendo virar ai eu coloquei uns palitos pra manter ela em pé(fiz correto??) oq fazer a partir de agora ??
      quando devo trocar de vaso??

      Observações:
      1 - ainda n consegui identificar qual é macho e qual é femea
      2 - Ela fica no sol o dia inteiro algum problema??
      3 - Estou fazendo a rega diaria, e verificando a humidade do solo com palito

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ow man se puder chamar no email, pra pelo menos eu ter uma luz de como funciona isso
      dgk.humberto@gmail.com

      Excluir
  31. Se alguém pilhar em fazer um grupo no whats, sou parceira! Vamos trocar ideias sobre o cultivo da forma mais natural possível! 😘

    ResponderExcluir
  32. Tenho uma mudinha que ta crescendo mas a outra parou em um tamanho e não dá sinal de vida .... aff
    Deu isso depois que esqueci delas no sol quente de 31°grau

    ResponderExcluir